Projetos Para-Raios

O projeto de para-raios, também conhecido como Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), é exigido para obter ou renovar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). É necessário seguir as especificações da Norma NBR 5419, desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O sistema é projetado para que descarga atmosférica entre e saia do solo, minimizando o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas, ou seja, evitando que os raios que passe pelas partes condutoras e possa atingir pessoas ou danificar equipamentos.

 

Métodos de um SPDA:

1. Esfera rolante – Eletrogeométrico

O método mais recente do mercado, tem um raio definido e consiste em uma esfera fictícia que envolve o edifício inteiro.

Métodos de um SPDA:

2. Franklin – Ângulo de Proteção

Nesse método é instalada uma haste no topo do edifício, porém não é indicado para construções mais complexas como termoelétricas e subestações, também depende da altura da edificação. A haste colocada no topo tem uma extremidade com um captador que possui um ângulo de proteção.

Métodos de um SPDA:

3. Gaiola de Faraday – Malha de proteção

É um método mais utilizado em construções com grandes áreas de cobertura, como galpões, barracões e prédios planos. Envolve toda a estrutura por uma malha de captores e cabos de decida, aterrados e espalhados por toda a estrutura.

Ao realizar esse projeto, primeiro fazemos a avaliação dos riscos, depois definimos as áreas de exposição e método de proteção que será utilizado. Com esses pontos definidos, elaboramos o memorial de cálculo e o projeto detalhado do sistema.

12 3911 9095